quinta-feira, 4 de março de 2010

Inclusão Digital

A Prof. Lierge / Coord. do Laboratório de Informática Educativa da Escola Emílio Médici, desenvolve pesquisas na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), contribuindo para melhoria da qualidade do ensino. Dentre essas propostas, destacam-se a FrontPage http://liergeneves.pbworks.com

1. Identificação da Escola:

A Escola Estadual General Emílio G. Médici está localizada em Laranjal do Jari/AP atendendo o Ensino Fundamental 1ª a 8ª séries e Educação de Jovens e Adultos, com um total de 380 alunos.

2. Tema:
"As possibilidades das Ferramentas de Hipertextos na Educação"


3.Justificativa:

As novas tecnologias instauraram uma nova forma de leitura no ciberespaço através do hipertexto, caracterizado por conjuntos textos vivos interligados, possibilitando uma comunicação todos-todos de forma ativa (interativa) com informações digitais e com pessoas, estimulando processos de simulação, de forma não linear e em tempo real. (LÉVY, 1993)

Essas novas fontes de informações podem ser integradas no contexto educacional de várias maneiras, através de e-mail, cd-rom, www, chats, blogs, etc., estimulando de certa maneira um comportamento hipertextual, seja da parte dos professores, seja da parte dos alunos. Esse é o comportamento que corresponde à passagem da forma um-todos de transmissão de informações (emissor-massa/ professor-alunos) para um sistema pedagógico de tipo todos-todos (emissor é receptor e vice-versa; professor é orientador/problematizador e o aluno é mais autônomo).

Nesse sentido, podemos observar que até mesmo os livros convencionais constituem hoje a base de uma leitura fundamentada em conhecimentos em forma de leques que se estendem, por ícones, figuras, mapas, etc.

Dessa forma, a interatividade e o compartilhamento de informações sob a forma de textos, sons e imagens, proporcionados pelos hipertextos, promovem o desenvolvimento de novas relações com as fontes do saber e são, indubitavelmente, novos aspectos a serem considerados nos métodos educacionais de construção do conhecimento, permitindo um novo tipo de aprendizagem: a aprendizagem coletiva, cooperativa e interativa.

O hipertexto trás outras vantagens educacionais, uma das principais é o acesso às informações em meio ao grande volume de informações, situação que não era possível pelo acesso seqüencial. Com o hipertexto o aluno vai direto ao assunto que lhe interessa, tendo a liberdade de estruturar o documento da forma que mais lhe convém, melhorando e acelerando sua compreensão do tema em estudo.




4. Objetivos:

Geral:

ü Implementar novos meios e estratégias de construção do conhecimento integrando as ferramentas de hipertexto no processo de ensino e aprendizagem.

Específicos:

- Oportunizar o acesso às informações e a produção do conhecimento através da internet;

- Inserir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar;

- Compreender as ferramentas de hipertexto como aliadas no processo de ensino e aprendizagem;

- Conhecer as ferramentas de hipertextos e suas possibilidades pedagógicas;

- Estar em contato com novas formas de linguagem da internet;



5. Público Alvo:

5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.


6. Abordagem Pedagógica:

O trabalho será realizado a partir de uma perspectiva dialógica em que os conceitos possam ser construídos a partir da interação entre os agentes e as ferramentas pedagógicas, valorizando diferentes idéias e experiências a partir do contato com o computador e a internet.



7. Mídias e tecnologias a serem utilizadas:

* Computador
* Impressora
* Projetor de slides
* Internet
* Web can
* Pen drive
* Cdrom
* Material de apoio do eproinfo



8. Proposta preliminar das etapas/ ações a serem realizadas:

· Palestras e seminários sobre o objeto de estudo;

· Discussão da proposta com os professores e alunos;

· Levantamento de dados e socialização das informações;

· Pesquisa na internet sobre o tema;

· Produção de texto e socialização;

· Divisão de equipes;

· Interação através de Wikis, emails, blogs, orkut, página na web ; etc;

· Avaliação do Projeto.



9. Período de realização:

4º bimestre/2009



10. Referências



MORAN. José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. Disponível em httpI://www.eproinfo.mec.gov.br/modulogestao

KIRST, Patrícia Gomes; BIAZUS, Maria Cristina. Educação Colaborativa: Fluxos e Redes. Revista Informática na Educação: teoria & Prática. (art). Programa de Pós Graduação em Informática na Educação (PPGIE), do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da UFRGS.

www.google.com.br

www.eproinfo.mec.gov.br

www.wikipedia.com.br

www.educacional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário